quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Aviões, maletas perdidas e explorações iniciais

Depois de sair às 13.20 de Campo Grande (22/02/10), passar 6 horas em Guarulhos, 10 horas entre São Paulo e Lisboa, conhecer o tumultuado aeroporto de Madri e dormir até La Coruña, cheguei (23/02/10), e vivo, aqui! Para quem não sabe, passarei 5 meses nessa cidade litorânea. Para dizer que comecei com o pé direito, uma de minhas 2 malas sumiu no caminho. Devido a minha experiência, ou sorte, dividi todas as minhas coisas entre as duas. Logo, ainda tenho bermuda, camiseta, cueca e meia aqui comigo. E foi na que chegou aqui que coloquei tênis, chinelo e casaco! Isso sim é suerte!

Fiz meu reconhecimento noturno. Mesmo embaixo de garoa (chove muito aqui) e friozinho (em torno de 12 graus), vi muita coisa. Tive uma ideia da praia (mesmo de noite, é muito bonita a costa) e das ruas. São muitas ruelas por essas bandas, e é muito fácil de se perder. Mas uma coisa que diferencia bem La Coruña de Floripa é a grande quantidade de bares. São muitos! Bares pequenos, mas que têm "tapas" (lanches), além de padarias e cafés. Comi em um lugar em que tudo é por 1 euro. Comidas típicas, mas válidas. O garçom ainda trocou uma ideia comigo, depois de ver que não sou daqui (e eu achando que meu espanhol tava me deixando quase um nativo).

Encontrei 3 outros intercambistas que vieram de Floripa, Luis, Batata e Mell. Os dois primeiros já estavam aqui há 1 semana, e a Mell está dividindo hostel comigo (ainda não havia visto ela aqui). Descobri que as coisas são bem diferentes do Brasil. Tudo abre lá pelas 9, 10 horas, fecham às 14, para "la siesta", reabrindo às 17, e então fica até umas 9, 10 da noite. Coisa de louco. Nada funciona aqui nessas 3 horas pela tarde! E a vida noturna só começa depois das 2 da manhã! Coisa de louco, né? Agora sei que minhas constantes noites de sono que começavam às 4 da madrugada serviram pra algo. Aqui não terei problemas em dormir tarde, e ainda haverá a siesta para descansar!

Fui à Universidad de Coruña hoje de manhã (24/02) para resolver os problemas de ser intercambista. Foi bem rápido o processo, e consegui entender bem o que a moça falava. Vi também que o sistema aqui é bem diferente. As aulas não são concomitantes, como no Brasil. Darei um exemplo: tem uma aula, Narrativa Audiovisual, que começou dia 23 e vai até dia 17 de março. São aulas todos os dias, começando às 10 da manhã e indo até as 14 horas. Depois, não tenho mais aulas durante o dia. E os exames, só no meio de junho. Portanto, férias!!!

Depois de tapas no almoço, fui com minha colega de quarto procurar apartamento. E, no primeiro que fui, já "fiquei". É meio longinho da Universidad, mas nada que 2 ônibus e 20 minutos não resolvam. Lembrando que estou levando em conta a distância UFSCquiana. Lá, morarei com uma garota da Eslováquia (Katarina) e uma da Letônia (Laura). Onde, na vida, eu dividiria apartamento, ou mesmo conheceria, pessoas de países assim?

E, agora de noite, consegui recuperar minha mala! Depois de 30 minutos de "autobus" até o aeroporto, cheguei lá, peguei a dita cuja, o guarda da alfândega deu uma olhada por cima e "listo". Podia retornar pra casa. Queria ver se tivesse um corpo ali dentro. O cara ia deixar passar reto. Pelo menos fiz minha boa ação do dia e ajudei uma senhora vinda de Belo Horizonte, que estava procurando por suas duas únicas malas. Imagina chegar em um lugar sem nada, só com a roupa do corpo. É por essas e outras que eu digo que tenho "suerte".

Sem mais delongas, termino meu relato agora, exatamente às 21:45 de la noche!

4 comentários:

  1. Disfruta mucho este periodo en España. Siempre que pueda pasaré por acá para saber de las novedades. Suerte. Un gran abrazo.

    ResponderExcluir
  2. ô meu coordenador!
    Conselhão manda toda a sorte do mundo e espera que tu nos represente muito bem na Espanha. Espero que (no mínimo) tu organize uma filião do Conselhão aí.

    Beijos
    Fernanda Nascimento
    Secretaria do dito cujo

    ResponderExcluir
  3. Oi Faraó!
    Espero que você aproveite bem aí! Aproveite a hora da Siesta e coheça tudo! hahhaha!
    beijos
    Laryssa

    ResponderExcluir
  4. Wes, aprovecha!

    é assim que escreve?! huahauhuaha

    beijos

    ResponderExcluir