sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

chuveiro maldito, cigarro e brasileiros no ônibus

!Hola a todos!

Hoje o dia foi bom por aqui. Teve sol por muitas vezes durante o dia, mas fez mais frio do que nos outros dias. Estava a 8 graus, sem falar do vento, é claro. Venta muito por essas bandas, principalmente nas ruas principais, que são mais abertas. Isso faz com que a sensação térmica diminua. Tenho usado meu casaco de moletom e um maior por cima, que, teoricamente, me mantém ileso à chuva e ao frio. Estamos testando, por enquanto.

Tive novamente problema com o chuveiro. Aquela porcaria não vai com a minha cara. Tremia diante daquela água gelada. E não é figura de linguagem. Ainda aprendo como funciona. E o pior é que não dá nem pra ficar sem tomar banho de manhã, porque aqui todo mundo fuma, e, ao sair de noite, se fica fedendo a cigarro. A muito cigarro. Isso que é bem diferente do Brasil. Com lei anti-fumo e o escambau, ainda existe a possibilidade de sair de noite e voltar "limpo". Mas, aqui, não. E mesmo em cafés, restaurantes e outros lugares. Tudo fechado e o tio lá, fumando. Só falta fumar no autobus.

Fui pra Universidad com a guria da Letônia, Laura. É bom que pratico meu inglês já cedo. Assim que chego lá, tenho que ligar o botão do español. Hoje, pelo menos, cheguei na hora. Discussões sobre o filme chinês, Deseando Amor, de Wong Kar-Wai, passado ontem. O que mais fazemos é debater sobre as técnicas utilizadas. Trocando em miúdos, é como um curso de cinema. Mas ainda vejo que há possibilidades de usar no jornalismo, como "planos" e "fora de plano". Depois do intervalo, filme inédito, Ciudad de Dios, de Fernando Meirelles. Fiquei imaginando o que os espanhóis pensam do Brasil depois de uma película dessas. Violência, drogas, sexo. Por isso que, quando vão para o país, chegam "matando" nas mulheres, achando que tudo é fácil (não que não seja de vez em quando). Pelo menos terei mais coisas pra comentar na próxima aula, quarta-feira. Não me pergunte o porquê de não ter aula na segunda e terça, que não sei. Só sei que é só a minha turma. Todo o resto da UDC terá.

Descobri, de tarde, que, para se comprar a internet pro piso, teremos que ter alguém com conta espanhola. Isso sem falar que são 50 euros pra instalar as coisas, além de demorar até 3 semanas pra eles virem. Depois falam do Brasil. Vou tentar arranjar essa conta com os contatos. Pois é. Tô fazendo alguns por aqui. Um bom jornalista precisa sempre tê-los.

E é na sexta-feira que se tem aula de espanhol para os estrangeiros. Aula de apresentação. Básico. Hoje foram 8 alunos. 1 alemã, 1 da Eslováquia (já conheço duas pessoas de lá, hein!), 2 irlandesas, 1 italiana e 3 brasileiros. A Mell, com quem dividi o hostel, eu e uma carioca, Laura, que faz biologia na UFRJ. Resumindo, o único chico da sala. E ainda faltaram outras 3 meninas. Não que isso signifique alguma coisa, né? Vi também que a nossa é a última turma, ou seja, somos os mais avançados (Valeu Noemi!). Bom e ruim ao mesmo tempo. Fiz só 5 meses de aula particular, então ainda sou meio deficiente em gramática, que será o forte da aula. A professora até pediu pra mim e pra Laura uma conversa no fim da aula. Falou que tinha medo de nossas dificuldades, e que poderíamos atrasar o andamento da aula, já que as outras chicas estavam bem avançadas. Perguntou se queríamos ir pra uma turma abaixo, mas dissemos que seria bom continuar, nos forçando a estudar e aprender mais. Ficamos. Vamos ver no que que dá. São 10 aulas, contando com essa. Dia 14 de maio acaba. E, depois, não tem mais aula de espanhol. Triste. Não saberei o que fazer nas sextas. Até parece!

Voltamos tocando o terror no ônibus. Da UFSC são 7 (3 de jornalismo, 1 de psicologia e 3 de economia). Também tem um gaúcho, Fabrício, a carioca (sei que tem mais 2 por aí) e um paraense, Renan. Pelo menos está aumentando a comunidade brasileira por aqui. Já tenho mais gente pra visitar e ficar com menos saudades do país.

Continuo no café perto de casa, e acredito ficar assim por um tempo ainda. Ou se eu filar de alguém. São 21:40 aqui.

Besos

3 comentários:

  1. suerte en las clases de español;)
    ahora es meterse en la gramática, chico!
    besos

    ResponderExcluir
  2. começei a ler, e achei q vc ia falar, 'estou com o meu moleton, e a japona por cima' hauhauhahaahu

    beijos chico

    ResponderExcluir
  3. banho todos os dias vc??? poxa...quem t viu quem t ve..=P

    ingles..espanhol..e o orgulho brasileiro?? manda o povo falar em portugues com vc..hahaha

    sem aulas na segunda e terça,siestas... depois nós somos os preguiçosos neh.. =P

    fora essa sua aula... soh vao la pra conversar..q coisa d carente anti-social neh..huhuhuhu

    hmmm...textos meio longos mas to me atualizando..li a partir do texto da sua chegada.. um boa ideia a sua essa do blog, gostei..vou tentar me manter atualizada

    mtas criticas neh...mas sei q vc n viveria sem meus comentários..=P

    =***

    ResponderExcluir