quarta-feira, 14 de julho de 2010

Apanhado geral de tudo

Antes de mais nada, queria agradecer as palavras de apoio e a preocupação do pessoal. Não imaginei que teria tanta repercussão. Mas não se preocupem. Não matei, não roubei nem estuprei ninguém. Na real, como sempre faço tempestade em copo d’água, o que fiz pode ser pequeno e eu dei muita importância. É perigoso, quando descobrirem, pensarem algo como “tudo isso por nada?”. Então, relaxem que não foi nada, ok?

Budapest

Assim que vi o filme inspirado no livro do Chico Buarque, tive a certeza de que precisava ir pra Budapeste antes de sair da Europa. A minha sorte que tudo aqui é relativamente perto, o que facilita minha vida e meus planos.

Como estou me hospedando em albergues, nesse final de viagem, optei por um no centro da cidade, para ser mais fácil me locomover. Lá, conheci alguns cariocas, falantes, e um catarinense. Até saímos de noite, para conhecer a vida noturna de Budapeste. Como era quarta-feira, o movimento estava meio fraco.

E, como praticamente todas as cidades européias, tudo muito grande. Mas, diferentemente do Brasil, não têm muitos prédios residenciais. As construções altas são as igrejas, parlamentos e castelos. Nem deve ter nada relacionado com a idade do Velho Continente e das terras tupiniquins, por exemplo. E eu até consegui ver a estátua do Ghost Writer, que aparece no filme brasileiro. Bem menor do que eu imaginava.

Zagreb

Fui passar o final de semana na Croácia. Chique, né? Grande azar o meu, porque estava tudo parado, só com turistas pelas ruas quentes da cidade. Assim que cheguei, meia-noite, um pequeno perrengue. Não sabia como chegar ao hostel. Como faço, pergunto a quem mais parece com um nativo, e, como sempre, tive sorte em encontrar alguns bem solícitos. Até perguntaram aos taxistas como chegar, e ainda queriam fazer uma vaquinha para pagar minha ida até lá. Queridos, né? Não aceitei, obviamente, e fui de tram (espécie de bonde). E, chegando ao ponto final, ainda encontrei outros dois nativos que me levaram de carro até o albergue. Sim, sou muito sortudo.

Gostei muito da área verde da cidade, tanto o Jardim Botânico quanto alguns parques, onde havia muita gente deitada na grama. Obviamente, como todos sabem, me senti em casa, ou na UFSC. Até dormi!

Outra coisa que me salvou foi ter uma padaria perto do albergue. Como minha alimentação se consiste em pão e chá, me senti em casa ali. Era só andar alguns metro e pronto, já se estava me alimentando. E é sempre interessante a forma de comunicação com pessoas que não sabem o inglês. Sorrisos cativantes, mímica e algumas palavras locais. No mínimo engraçado.

Ljubljana

Não sei vocês, caros leitores, mas eu nunca ouvi falar dessa cidade. E nem estava nos meus planos ficar lá. Era só caminho até a Suíça. Passaria algumas horas ali, entre um trem e outro. Mas, como o albergue ali estava muito barato, e não existe tal tecnologia em Zurique, acabei ficando dois dias e uma noite na capital da Eslovênia.

A parte velha é pequena, mas gostosa de andar. Está certo que não são necessários dois dias para conhecê-la, mas sempre se dá um jeito de aproveitar mais o tempo. Isso inclui andar como turista, passar inúmeras vezes pelos mesmos locais, cochilar em bancos durante tardes quentes. E ler um bom livro, também.

Zürich

Como escrevi antes, não existem albergues na capital da Suíça. Então, apelei para a viagem noturna de trem, saindo às 20:48 e chegando às 9:20, com muitas paradas no caminho. Mas digo que foi bonito acordar com a passagem do chocolate Milka na janela. Nessas horas que eu gostaria de fazer a BIG TRIP de carro, e me perder por todas as possíveis estradas, e assim conhecer lugares inimagináveis.

A cidade, como é de se esperar, é muito cara. E tem inúmeras ruelas na parte antiga. Bem gostoso de andar e se perder. Fiquei boas 6 horas caminhando. Na verdade, passei muito tempo sentado, já que estava com minha pequena grande mochila nas costas. Quando a pesei, antes de sair de Coruña, estava com 12 quilos. Agora, com algumas coisas que peguei pelo caminho, vai mais algum peso aí.

E, depois de tudo isso, Itália! Tenho alguns albergues reservados, mas como sempre penso, planos devem ser feitos sempre, mas você deve estar sempre pronto para mudá-los. De certo, só minha presença em Roma dia 20, para voltar para Espanha, e depois dia 22 minha viagem de volta ao Brasil. Falta pouco! Só 9 dias!

Continua...

Um comentário:

  1. Quando li o título pela primeira vez pensei que fosse "apanhando geral de tudo" Huahuahauahu!! Imagina, pensei ixi, Faraó piorou...Huahuahauauah!! Boa viagem =DD

    ResponderExcluir