domingo, 18 de abril de 2010

Grande almoço verde e amarelo



!Hola chicos!

Como havia dito anteriormente, hoje meu piso foi palco de um almoço brasileiro. No final das contas, tudo foi muito divertido.

A preparação começou ontem, no sábado. Com uma receita em mãos, fui ao mercado fazer as compras. Tive algumas dificuldades, como saber o tamanho ideal da cebola, ou mesmo achar o maldito creme de leite. Onde fui comprar não havia, o que substitui prontamente por nata de leite. O meu erro foi não ler MONTAR, o que significa que aquilo era para fazer chantilly. Pois é. Homem fazendo compra dá nisso!

Depois de chegar em casa e conferir a receita de outra brasileira, vi que teria que voltar lá e comprar outra nata, além de mais 3,5 kg de frango. O 1,5 kg inicial não daria conta de 23 pessoas.

Como fui convidado de última hora para um almoço na casa de uma carioca (ela estava com visita em casa, e a visita não foi almoçar, avisando só depois da comida estar pronta. Portanto, fui lembrado e me dei bem). De lá, fomos comprar o necessário para fazer pé-de-moleque. Almoço brasileiro com sobremesa brasileira. Nada mais natural.

Foi complicado achar os cacahuetes. Mas, como somos brasileiros e não desistimos nunca, e quem procura acha, e tudo sempre dá certo no final, achamos os amendoins. Depois, rumamos para minha casa para começar a produção. Foram diversos percalços até obter o resultado final. Foram 2 panelas, uma porção queimada de leve (adivinha quem era o responsável pelo amendoim queimado?) e muita ginástica braçal. Mas, enfim, ficaram prontos. E devo confessar que o resultado foi bom! Mereceu o esforço. E é mais uma receita pra listinha! Arroz, macarrão e pé-de-moleque. Agora posso casar!

Hoje pela manhã, aquela limpeza na casa. varrer o chão, lavar a louça, a fim de deixar tudo pronto. Coincidentemente, chegaram primeiro as mulheres (e um gaúcho). Então, dá-lhe cozinha. Começou-se a produção, com carne sendo cortada em pedaços, cebolas e tomates sendo picados, fofocas sendo comentadas. Uma cozinha normal. Depois do arroz ser queimado de leve (dessa vez não foi culpa minha) e de um certo desespero, tudo ficou pronto. Nessa hora já haviam chego quase todos os brasileiros. De brasileiro, aqui em La Coruña, são 16 (7 de SC, 4 de RJ, 2 da BA, 1 do PA, 1 do RS e 1 de SP). Ainda vieram mais 5 brasileiros de Coimbra, passar o fim de semana, mais a namorada do paraense, que mora em Vigo, e ainda a amiga da carioca, que está em León. Essa última nem ficou pro almoço, porque precisava pegar o ônibus.

Foi meio complicado comportar todo mundo em casa, mas, no final das contas, ficou tranquilo. Havia o espaço da sala, com sofás, a cozinha, e o lounge, vulgo quarto, onde ficou o pessoal mais tranquilo, no chão ou em cima do meu colchão, vulgo cama. Muita conversa, gritaria, viagens combinadas. Muitos elogios a minha iniciativa, de colocar todo mundo junto (agora todo mundo conhece todo mundo) e de ceder a casa. Isso que dá ser de movimento estudantil. Agora, só organizar uma passeata e fico realizado.

No final de tudo, sobrou muito pé-de-moleque, uma quantia legal de strogonoff para o almoço de amanhã, refris, chá e cerveja, e uma cozinha com louça suja e chão molhado. Nada que um bom reagge no computador e força de vontade não resolvam. Resumindo, domingo produtivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário