segunda-feira, 12 de abril de 2010

Universidad, ócio e salidas




!Hola chicos!

Devem ter percebido que sumi do mapa. Pois é. Estava aqui o tempo todo, mas essa semana foi um pouco corrida, pelo menos mais do que o que estou acostumado em terras espanholas. Tentarei ser fiel à realidade no que aconteceu nos últimos dias.

Universidad

Tive aula de terça a sexta. Segunda foi feriado. Por isso até que só cheguei aqui na segunda fim de tarde. Enfim, foram aulas todas as manhãs, de 9 às 13, de Xéneros Audiovisuais e Experimentación Mutlimidia. Aulas bem tranquilas, de leve. O problema é que tenho prova amanhã. Vamos ver no que que dá, né? Tivemos um trabajo final, em que tínhamos que "produzir" um programa. Tudo no papel, bem definido, e bem realista. Além da teoria, teríamos que gravar algo.

Fizemos, então, uma entrevista com um rapper da sala. Já gravou CD e tudo. Depois de muito trabajo para descobrir como manusear as câmeras, gravamos. Embaixo de um sol infernal, em uma estação de trem próxima à universidade, fizemos o serviço. Após tudo isso, ainda descobrimos que uma câmera não filmou. Ou seja, um certo desespero bateu. Mas nada abate esse que vos fala. Depois de tanta experiência em edição de vídeo, de classes, bolsa, frilas e Semana, dá-se pra fazer qualquer coisa com poucas imagens. Domingo de tarde (sol a pino e eu trancado em um piso) editamos tudo e confesso que ficou bom. Tá certo que o grande trabalho ficou com 2 espanhóis, que é selecionar as imagens e os tempos. Só tive mesmo que colocar em ordem. Mas eles não manjavam do Premiere (programa usado para editar vídeos), e eu sim!

Tive aula também de Postprodución de Audio e Video, na terça de tarde (16 às 20). O professor, repórter de algum canal daqui, manda bem. Já fez muita reportagem por aí. Na terça, mostrou uma grande reportagem (uns 40 minutos) sobre o MST. Falava sobre Carajás, entrevistava o Stedile (falou até em espanhol!) e também não deixou faltar os índios. Interessante. Na aula de hoje, mostrou uma reportagem sobre minas de carvão na Romênia. Boa! Pena que não é na UFSC. Seria mais bem aproveitado.

Ócio

Peguei dois livros pra ler: El nombre de la rosa, de Umberto Eco, e Persépolis, de Marjane Satrapi. O primeiro, sobre um crime acontecido na idade média em uma abadia. Gerou um filme com Sean Connery e Christian Slater. Depois vejo a película. O segundo é uma história em quadrinhos sobre a vida de uma mulher iraniana. Uma vez vi a animação, no DCE. Gostei bastante, e agora lerei a original.

De filmes, vi Os suspeitos, com Kevin Spacey e Benicio del Toro. Além disso, vi também El escritor no cinema. Ver o 007 (Pierce Brosnan) falando "Hola, tio" não é fácil! Mas tudo bem. Abrir a mente, certo?

Salidas

Saí um pouco, para sociabilizar. Na quarta, por exemplo, tem um bar no shopping perto de casa em que os lanchinhos são 1 euro. Baratos e gostosos. Estávamos em uns 15 da sala de aula. Na quinta saí novamente com eles. E na sexta houve uma festa de Sociologia, na Universidad. Bem fraquinha, como as de Ciências Socias da UFSC. Deve ser o curso. Depois, fomos para outros lugares. E assim vai. E aprendo cada vez mais o español de las calles. Até ensino algumas coisas pro pessoal aqui! Já falei que aprendo o espanhol correto nos livros e nas aulas, enquanto o espanhol de verdade aprendo nas ruas, com o pessoal.


O universo está conspirando ao meu favor. Estava pensando em fazer um almoço verde e amarelo, e descobri que no final de semana estarei sozinho aqui. Então, chamei o pessoal pra vir aqui. Domingo será dia de "almoço de família". A ideia é fazer strogonoff, ou algo do gênero. E, até agora, são 8 confirmados, chegando a 16 convidados. Se rolar, coloco algumas fotos aqui.

É isso aí pessoal. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário