segunda-feira, 28 de junho de 2010

Alemanha!

Köln

Minha passagem por Colônia foi meio curta, 3 noites e 2 dias. Fui mais porque fiz um grande amigo alemão, Volker, durante o intercâmbio. Então, nada melhor do que visitar os amigos, conhecer uma nova cidade e ainda viver por alguns dias com uma família alemã.

Na cidade, conheci pouco. Ele me levou uma tarde pela "cidade velha", me mostrando a catedral (gigantesca) e algumas ruas com a arquitetura local. Enfim, não conheci muito. Considero mais como uma viagem de férias do que um desbravamento, com mapa e câmera na mão, se perdendo pela cidade.

O que mais fiz lá foi sair com seus amigos, ir aos bares, assistir aos jogos da Copa, jogar videogame e afins. Coisas de férias e de se fazer com amigos. E foi aí que mais senti saudades dos amigos no Brasil, de sair e jogar papo fora. Mas eu sei que está acabando esse período, então fico mais tranquilo.

Uma grande experiência que tive lá foi ver o jogo Alemanha x Sérvia. Eles assistiram em um estádio, com telões e tudo o mais, regado a muita cerveja. Tinha muita gente, mesmo sendo sexta início da tarde. Pena que eles perderam o jogo. O Volker mesmo ficou abaladíssimo. E a seleção alemã ainda ganhou os outros 2 jogos. Será que eu era o pé-frio?


Berlin

Em Berlim eu fiquei na casa de um casal chileno. Ele músico e ela universitária de literatura américo-latina. O apartamento era grande e eu ainda tinha um quarto só pra mim. Curti bastante.

Chegando na cidade fiquei já perdido na estação de trem. Muito grande! Mas depois de resolvido alguns problemas, como quando e por quanto partir, fui pra casa dos chilenos. E chegar lá sem mapa foi um tanto complicado! Ao bairro, até que foi tranquilo. O problema foi me localizar lá, já que era de árabes, que mal falavam o alemão, e eu ali com um inglês básico. Interessante, no mínimo!

Pra me virar na cidade eu usei um mapa emprestado pelo casal, muito grande e sem detalhes. Então era mais pra ter uma noção de onde eu estava. O que mais fiz foi andar pelo centro, me baseando sempre pela antena, herança do período comunista, e que é gigantesca! Esse era o meu referencial sempre. Uma coisa que costumo sempre fazer é me "perder" pelas ruas locais. Andar sem rumo, só caminhando e tirando fotos. É assim que se conhece um pouco mais a cidade. Além de viver lá por anos, obviamente!

Mesmo ficando lá 3 dias, não consegui ir a nenhum museu. E olha que tem uma ilha só para eles. São uns 3 ou mais, não tenho certeza. O problema foi que cheguei no sábado a tarde, e aproveitei para conhecer as redondezas de onde fiquei hospedado. No domingo, fui ao centro e andei muito por lá. A ideia seria dedicar a segunda aos museus, mas não deu muito certo, porque estavam todos fechados. Tive que andar mais a esmo, então!

Outra experiência agradável foi ver o jogo Chile x Suíça em um bar chileno. Estava cheio, e me senti em casa ali, com gritos e torcida. Quanto ao jogo da seleção canarinha, não consegui ver com outros brasileiros. Até fomos a um bar com uma galera, mas estava muito cheio e eles não quiseram ficar lá. Então fomos a um outro bar, mas calmo, e assistimos a Brasil x Costa do Marfim. Sem torcida, mas vibrei igual.

De Berlim, peguei um trem para Varsóvia, onde pegaria um ônibus pra Letônia. Mas isso já outra história.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário