sábado, 19 de junho de 2010

Bruxelas e Amsterdã

Brussels

Experiência bem diferente. Como desde a última viagem (Grã-Bretanha, que ainda não postei aqui), sou o mais novo adepto ao Couchsurfing, estou utilizando desse subterfúgio na BIG TRIP, a fim de economizar dinheiro. Para quem não sabe, funciona da seguinte maneira. Fazemos o cadastro em um site, em que disponibilizamos nosso sofá, se assim o desejarmos, ou só nos oferecemos para um café. Dessa forma, tem milhões de pessoas pelo mundo oferecendo o sofá, cama ou mesmo chão, para um desconhecido. Num estilo mais paz e amor, sem pedir nada em troca. Meu piso, por exemplo, está aberto, mas ninguém nunca pediu para mim. Ok. Mas não é por isso que eu não vou pedir por aí, né?

E assim se vai conhecendo pessoas novas pelo mundo, e se vai dormindo em lugares diferentes a cada cidade. Enfim, agora que expliquei o esquema, preciso falar sobre o belga que me hospedou. Totalmente louco. Falava muito e rápido. Ele alegou que é porque estava dormindo pouco, devido aos estudos para a prova final. Mas não reclamo não. Assim, treinei meu ouvido para o inglês, além de conhecer alguns detalhes sobre a cidade.

Como várias outras capitais européias, ela representa bem a mistura entre o velho e o novo. No centrão, ruas estreitas de pedra, com calçadas pequenas, e uma arquitetura toda particular. Na parte nova, prédios imensos, modernos, sede dos diversos Parlamentos da cidade. É que a cidade é a capital da União Européia, o que a deixa muito cosmopolita.

Quis ir aos museus, mas quando dei por mim, já havia passado do horário de funcionamento. Aproveitei então pra ver o jogo contra a Coréia do Norte. Para a minha grande sorte, a brasileirada se reuniu na esquina da casa onde eu estava hospedado! Assim, não tive grandes problemas para me localizar e ver o jogo com algumas lembranças de como seria em terras tupiniquins!


Amsterdam

A cidade é uma gracinha, com seus muitos canais, cruzando várias e várias ruas. É como se fossem várias ilhas. O trânsito de bicicletas é algo incrível. Tem que se ter mais atenção com elas do que com os próprios carros. É tão comum esse meio de transporte que até eu aluguei uma pra passear pela cidade. Bom que matei saudades de andar de bike e ainda conheci várias ruelas de lá.

Era muito frequente lojas de lembranças, algo que senti falta em Bruxelas. E eles trabalham ferozmente em cima da imagem de cidade onde maconha é legalizada. Todas as lojas tinham camisetas da seleção ao lado de sedas e isqueiros. Isso sem falar do odor típico da cidade.

Lá conheci um casal brasileiro, em que ela faz faculdade na Austrália e está passando férias na Europa e ele largou o serviço público no Brasil para fazer uma surpresa pra ela. Cada um é cada um, né?

Minha visita por Amsterdam foi a mais rápida até agora, já que cheguei pela manhã de Bruxelas e no fim da tarde fui pra Colônia, na Alemanha. No fim do dia, imaginem meu cansaço! Pelo menos consegui ir à exposição do Worls Press Photo 2010 (prêmio das melhores fotos publicadas no ano passado). Imaginei alguns colegas da UFSC naquele lugar.

Continua...

3 comentários:

  1. Ixii, nem deu pra ir no museu do Van Gogh então xP. Mas andar de bike por lá nesse tempinho bom deve ser uma delícia!! =D

    ResponderExcluir
  2. Ei! Vi essa exposição no Caixa Cultural aqui no centro do Rio! Você chorou?

    ResponderExcluir
  3. Amsterdam eh tão linda que dá vontade de comer :)

    ResponderExcluir